Blogger com o Intuito de levar aos Brasileiros, o ramo do Agronegócio e do Meio Ambiente no Oeste do Paraná.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Soja: um desafio saudável



Lançado em maio passado, o CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil) promove, com inscrições até dezembro, o “Desafio Máxima Produtividade para a safra 2009/2010”, que tem como principal objetivo criar um ambiente de difusão tecnológica para elevar a produtividade da sojicultura brasileira. O Desafio vai criar um intercambio nacional e regional para estimular produtores e técnicos a desafiarem seus conhecimentos e incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras de cultivo que, de maneira sustentável, resultem numa maior produtividade na mesma área plantada e maior rentabilidade para o produtor.
Claro que o sojicultor brasileiro é um produtor moderno e, por seus próprios meios, já atingiu um nível que se pode considerar muito bom. Isso está demonstrado pela participação da soja no agronegócio brasileiro e na balança de exportações. A proposta do CESB agora é aumentar a produtividade com rentabilidade, sem aumentar a área plantada.
Atualmente, a soja brasileira alcança, em média, produção de 2.661 kg por hectare, e o desafio lançado é passar dos 4.000 kg. Para isso, o Comitê propõe implantação de uma plataforma tecnológica que, uma vez criada, será acessada por todos os produtores. Novas técnicas de plantio serão conhecidas bem como capacitação e troca de experiências para permitir maior colheita, mais lucro para o produtor, mais divisas para o país. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o Brasil deverá colher 62 milhões de toneladas de soja até o final do ano, um recorde da produção nacional.
Para participar do Desafio, os sojicultores e técnicos devem atender alguns pré-requisitos exigidos no regulamento do programa como, por exemplo, obedecer à legislação trabalhista e/ou os contratos coletivos de trabalho firmados pelos sindicatos da região em que atuam. As inscrições devem ser feitas no site http://www.desafiosoja.com.br/, onde se encontram as regras e demais informações do Desafio.
Visando o reconhecimento dos participantes, os organizadores pretendem oficializar o resultado em cerimônia oficial. Como premiação, o grupo de sojicultores e técnicos que alcançar os melhores resultados realizará uma viagem técnica aos Estados Unidos, onde os participantes visitarão produtores de alta produtividade e centros avançados de tecnologia, com intuito de promover troca de conhecimento, o que certamente retornará maior produtividade aos destaques.


Fonte: Comitê Estratégico Soja Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário