Blogger com o Intuito de levar aos Brasileiros, o ramo do Agronegócio e do Meio Ambiente no Oeste do Paraná.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Relação estoque/consumo de açúcar é o menor em 20 anos


A relação entre estoques mundiais de açúcar e consumo é a mais baixa já registrada em cerca de 20 anos, de acordo com o presidente da Organização Internacional do Açúcar (OIA), Peter Baron. Segundo ele, esta relação está em 31,79% na atual safra 2009/10 depois de ficar em 37,47% na anterior. "Desde a safra de 1989/90 que os estoques não ficam tão baixos em relação ao consumo", afirmou Baron durante a Conferência Internacional de Açúcar e Álcool, que é realizada em São Paulo.
Baron afirma que os principais países exportadores já consumiram a maior parte de seus estoques depois de dois anos de déficits consecutivos. A demanda nesses países é maior do que a oferta de 19 milhões de toneladas. Segundo ele, o déficit mundial de açúcar deve durar ainda por cerca de 18 meses. Na safra mundial 2009/10, o déficit atingirá 8,4 milhões de toneladas.
O executivo da OIA estima a produção mundial de açúcar em 2009/10 em 159,042 milhões de toneladas e o consumo em 167,44 milhões de toneladas. Para Baron, os estoques estão bastante apertados e qualquer redução imprevista, como os problemas climáticos no Brasil, podem tornar esse problema mais sério. "Este cenário justifica os atuais preços elevados", explica.
Baron disse também que a resposta dos produtores brasileiros aos preços elevados será mais lenta que o normal em virtude da crise financeira em que o setor se encontra. "Muitas usinas não estão aproveitando o período de alta de preços do açúcar porque estão pagando suas dívidas. Estes ganhos não se traduzirão em novos investimentos. A não ser as 15 usinas esperadas para entrar em operação em 2010/11, não existem novos projetos em andamento no Brasil", diz.
Ele acredita que a resposta da Índia, por exemplo, será mais rápida do que o Brasil, em relação aos preços elevados do açúcar Segundo o representante do Departamento de Alimentação e Distribuição Pública da Índia, Abinash Verma, depois de registrar uma safra de cerca de 17 milhões de toneladas em 2009/10, a produção deve subir para 26 milhões de t em 2010/11.

Fonte: Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário