Blogger com o Intuito de levar aos Brasileiros, o ramo do Agronegócio e do Meio Ambiente no Oeste do Paraná.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Agricultura familiar responde 43% da safra Paranaense


As pequenas propriedades se destacam cada vez mais no Paraná. Atualmente, a produção familiar ocupa 27% da área rural, mas responde por 43% do Valor Bruto da Produção (VPB). Dos 371.051 estabelecimentos agropecuários existentes, dos quais 43.573 estão no Oeste, 81,63% se enquadram nessa categoria.

Dos 371.051 estabelecimentos agropecuários existentes no Paraná, 81,63% se enquadraram na categoria agricultura familiar, ocupando 27,8% da área total dos estabelecimentos. As pequenas propriedades também respondem por 43% do Valor Bruto da Produção (VBP) e abrigam 70% do pessoal ocupado na agricultura do Estado. A análise foi divulgada ontem pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) com base nos dados do Censo Agropecuário de 2006. Os dados significam que o Paraná apresentou percentuais de estabelecimentos de agricultura familiar próximos aos do Brasil e da região Sul, ambos com 84,4%. No Estado, a região Sudoeste, onde estão municípios como Francisco Beltrão e Pato Branco, apresenta o maior percentual de estabelecimentos da agricultura familiar (88,.9%) seguido pela região Sudeste (São Mateus do Sul e União da Vitória), também com 88%. Considerando o número de estabelecimentos da agricultura familiar, a região Oeste, detém o maior número: 43.752.

Para a pesquisadora do Ipardes, Valéria Villa Verde, esse resultado para a região Oeste surpreende. “O Oeste do Paraná é identificado com culturas de commodities (soja e milho) que, sabidamente, direcionam para uma concentração fundiária. O crescimento da agricultutra familiar nesta região deve-se à influência da integração entre avicultores e grandes abatedouros”, analisa a pesquisadora. Dos 302.907 estabelecimentos da agricultura familiar no Paraná, 64,8% pertencem aos próprios ocupantes, 5,7% encontram-se na condição de arrendatário e 3,1% são assentados sem titulação definitiva. Cerca de 70% do pessoal ocupado na agropecuária do Paraná está na agricultura familiar, o que corresponde a mais de 1,1 milhão de pessoas.

As regiões Oeste (Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu) e Sudoeste (Francisco Beltrão e Pato Branco) lideram em termos do número de ocupados na agricultura familiar. No Oeste, são 110 mil ocupados nesta condição e no Sudoeste, mais de 107 mil trabalhadores.

Fonte: Jornal O Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário