Blogger com o Intuito de levar aos Brasileiros, o ramo do Agronegócio e do Meio Ambiente no Oeste do Paraná.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Projeto de agricultura orgânica no Paraná é exemplo para o Pais


Consultores e gestores do Sistema Sebrae de 24 estados da Federação participaram do Curso de Formação em Agricultura Orgânica oferecido em Toledo, na região oeste do Paraná


O curso, encerrado na quarta-feira (30) e ministrado pelo Instituto Maytenus, abordou questões teóricas relacionadas à fundamentação da agricultura orgânica, estatísticas de produção e consumo, vendas, entre outros. Os participantes ainda fizeram visitas técnicas nos municípios de Iracema do Oeste, Quatro Pontes, Pato Bragado, Jesuítas e Marechal Cândido Rondon, para conhecer as práticas adotadas por produtores orgânicos.
A experiência positiva em agricultura orgânica do Projeto Distrito Agroalimentar do Oeste do Paraná, desenvolvido pelo Sebrae/PR em seis municípios do médio-oeste chamou a atenção do Sistema Sebrae. “A agricultura orgânica como atividade sustentável e rentável, mesmo em pequenas propriedades, fez com que realizássemos esse evento aqui”, afirmou a coordenadora nacional da Carteira de Orgânicos do Sebrae Nacional, Newman Costa. Ela disse ainda que a proposta do curso é levar conhecimento para todos os estados, para que os consultores e gestores possam articular projetos que gerem, de fato, emprego e renda. “Que se transformem em negócios sustentáveis, seguindo o exemplo do Paraná", destacou.
O consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Edson Braga da Silva, espera que cada participante consiga levar um pouco do que aprendeu para aplicar no seu estado. “Esse conhecimento de agricultura orgânica é fundamental para que possamos ampliar ainda mais os negócios nesse segmento". O consultor ressaltou ainda que o contato com os produtores paranaenses, proporcionado pelo curso, ampliou o leque de alternativas que já estão dando certo no Paraná e que podem ser realizadas, na prática, pelos demais.
Para a gestora de projetos na área de orgânicos do Sebrae no Sergipe, Maria Lucia Alves, conhecer a produção de orgânicos do Paraná proporcionou muito aprendizado. “Nossos projetos, no Sergipe, são focados na agricultura familiar, mesmo assim várias coisas me surpreenderam aqui, como o dinamismo do povo, onde um casal cuida sozinho de uma propriedade altamente rentável.” Ela comenta ainda que uma das dificuldades no seu Estado é quanto à certificação de produtos. “Tive acesso a novidades, também nessa área, durante o curso e vou levar para colocar em prática.”
O gestor do Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) do Sebrae em Rondônia, Ronaldo Nina, destacou que o Paraná está muito desenvolvido na área de orgânicos. “Essa troca de experiências é fundamental para buscarmos soluções, pois vemos que os problemas são semelhantes nos outros estados e conseguimos crescer juntos.”


Fonte: Sebrae - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário